26 de julho de 2010

4° Encontro Mineiro de Parkour.

  Bom como toda a comunidade do parkour sabe, nos dias 17 e 18 de julho ocorreu em Belo Horizonte o encontro mineiro de parkour. Onde alem das presenças ilustres de Stephane Vigroux, Chris "Blane" Rowat e Dan Edwardes, ocorreram oficinas, workshops e o famoso treino Hellnight.
  Aqui de Blumenau apenas 3 tracers conseguiram prestigiar o evento. (Eu, Timoteo e Jean) Uma pena tendo em vista todo o conhecimento e experiência que o encontro ofereceu, varias outros tracers da cidade deveriam e obviamente queriam muito ter ido. Mas devido a horários de trabalho e disponibilidade financeira só nós três conseguimos ir, ao pessoal que não foi vou tentar expor aqui o máximo de informação sobre o que vivenciamos por lá.

Bem, saímos aqui de Blumenau as 5:30 da manhã de sexta feira (dia 15). Chegamos em BH aproximadamente as 11horas da manhã e as 13h já estávamos no alojamento do mineirinho (onde passaríamos 6dias), as 14h de sexta feira já estávamos a procura de picos e locais de treino próximo do alojamento.

                                                           (Alojamento Mineirinho)

Encontramos uma praça na beira da lagoa da pampulha, chamada pelos tracers locais de praça do coco, um local otimo para treinar run, escaladas e tudo que é movimento. Um local perfeito, se não fosse o cheiro desagradável de coco que a praça tem...ahahahah. Mas tendo em vista a riqueza de obstáculos e movimentos que a praça oferece o desagradável cheiro é insignificante e o local para mim um dos mais surpreendentes de BH para praticar parkour.

                                                         (Praça do coco)

 Treinamos a tarde inteira e aproximadamente as 18hrs apreciamos o deslumbrante por do sol que tem a lagoa da pampulha, o por do sol mais belo que já vi em minha vida. Agradeço muito aos meus amigos por estarem lá todos cansados do treino apreciando a visão comigo. Só estando lá para entender o que falo, "o melhor dia da minha vida".  (hahaha)



Ao escurecer fomos em busca de um mercado onde poderíamos comprar nossa janta, café da manhã de sábado e algumas frutas para toda semana. Andamos muito até achar um mercado, compramos algumas coisas e as frutas conseguimos comprar em um sacolão próximo do mercado onde era um pouco mais barato. Chegamos no alojamento aproximadamente as 23horas, cansados e sujos. Após tomar banho e comer fomos dormir ansiosos para o primeiro dia do encontro.

Acordamos no sábado as 07:30 da manhã, conversamos um pouco e chegamos na UFMG as 9hrs onde fizemos o credenciamento e um treino livre na faculdade até o meio dia. Almoçamos no mercado que tinha ao lado do encontro e as 13horas voltamos a UFMG, foi quando avistamos simplesmente ícones e referencias para nós desde que começamos nossa historia no parkour. Comprimentamos o Vigroux, o Blane e o Dan.  Estávamos pasmos e abobados com a situação, por nossa vivência dentro do parkour não ser tão antiga nunca imaginamos estar lado a lado com tais referencias.


Tiramos fotos com eles para recordar o momento, ou melhor, fingimos que tiramos foto mais filmamos. Tipo aquela brincadeira que aparecia na TV onde os famosos ficavam na posição de foto mais estavam sendo filmados...hahaahahah...ainda não acredito nisso...

Logo após os organizadores do evento separaram todo o pessoal em 7 grupos (acho que eram 7, não me lembro direito disso...) e cada grupo passava por uma estação de treino. Por exemplo: estação 1 treino de precisions, estação 2 treino de monkey e assim por diante. Sempre sobre a supervisão de 2 tracers formados no ADAPT, volta e meia aparecia o Vigroux ,o Dan ou o Blane para acrescentar algo no treino. Tipo coisa de sonho, nós ali seguindo o treino puxado pelo pessoal que realizou o adapt e derrepente aparecia os caras para dar umas "dicas" interessantes. No final do treino puxado fizemos um circulo e puxados pelo Dan realizamos uma serie de exercícios de relaxamento, logo após o Blane explicou a brincadeira do "fazendeiro" e das "cenouras", com a qual nos divertimos um bocado! Jean, quase fosse uma das  ultimas cenouras, mas não precisava morder a calça de ninguém né...putz...como eu ri...ahahhaha


Aprendemos muitas coisas novas nesta experiência e reforçamos alguns conceitos que estavam meios abstratos em nossa mente, coisas como o Vigroux sempre focando o silencio no treino, o Blane sempre querendo mais físico e o Dan cobrando maior perfeição nos movimentos eram situações constantes.
Fato curioso foi que sempre que alguém que puxava o treino berrava "started together" os outros que executavam o treino berravam  "finished together"", antes de presenciar este fato eu era um grande critico de ter que berrar essas coisas, ainda mais em inglês. Mas com o passar do tempo e da experiência passei a gostar e respeitar, no treino era motivante e a união do grupo que estava ali focado treinando e se ajudando ficava maior a cada grito. Na minha opinião se fosse um berro em português de "Juntos começamos" e outro de "juntos terminamos" seria bacana e usual nos treinos puxados aqui no Brasil.

Aproximadamente as 18hrs terminamos o treino puxado pelo pessoal do ADAPT e as 19hrs já iria começar o treino "Hellnigth" do Blane. Já estávamos cansados e não tivemos tempo para ir comer pois não queríamos correr o risco de perder o Hellnight. Enfim, começamos o treino cansados, com fome e com muita emoção/apreensão de finalmente presenciar esse famoso treino.
Sobre o hellnigth, é um treino muito pesado e exige muito psicológico, muito psicológico mesmo!

O fato que mais me marcou neste treino foi estar realizando um quadrúpede, exausto, quase desistindo e do meu lado passar Stephane Vigroux berrando: "Ale, Ale, Ale, Ale". Diferente daqueles berros que o pessoal da nos treino físicos para tirar energia de onde não tem, os berros do Vigroux eram para quem estivesse do lado dele não desistisse. Sempre que ele passava por alguem quase parando ele berrava, um exemplo de lider e caracter, a imagem que ele me passou foi de uma pessoa que defende a essencia do parkour por ter dentro de si a mesma essencia. Era um exemplo assim que me faltava,  infelizmente coisas assim nunca iram aparecer em videos.

Não irei dizer como o Hellnigth terminou, prefiro deixar a mente de cada um criar uma situação diferente e alimentar a curiosidade sobre este EXCELENTE treino. Digo apenas que o treino é pesado e que todas as pessoas que participaram chegaram ao seus limites fisico e mental, os que desistiram, desistiram por não ter mais nenhuma condição fisica. Por não ter mais como dar o proximo passo, por não aguentar o proprio corpo ou por não aguentar a propria mente. Muitos desistiram e levaram consigo a certeza de ter chego no limite fisico ou mental do seu corpo, outros tantos guerreiros chegaram ao final com TODO merecimento possivel. Os que terminaram são completos guerreiros, tem cabeça de guerreiro e coração de guerreiro.
Ah! Blane, Vigroux e Dan fizeram com folga o helnigth. Provando o porque de serem quem são na comunidade do parkour, independente de terem descansado antes do treino ou não, são quem são por puro merecimento.

Terminamos o Hellnigth e nos dirigimos famintos ao mercado para comer, eu e o Timoteo estavamos passsando mal quando comemos. Tentamos comer mais devagar mais enfim, tava complicada a situação. O Jean tava tranquilo nesse sentido, mas igualmente exausto e faminto.
Chegamos no alojamento aproximadamente as 23horas de sabado, tomamos banho e nos jogamos na cama conversando sobre o que tinhamos feito. A sensação neste momento foi indiscritivel, um misto de exaustão com felicidade e ancia pelo dia seguinte de treino.

Domingo acordamos as 9horas da manha e chegamos no encontro as 9:40 para as 10horas começar a mostra de videos e bate-papo com o pessoal da Parkour Generations. Tudo ocorreu de forma bacana, com varias perguntas interessantes. Após o bate-papo almoçamos e descansamos um pouco para realizar o desafio pk max, onde cada grupo de pessoas recebeu um desafio...o dia terminou com um ar de satisfação por temos vividos tudo aquilo que nos ultimos dois dias vivemos.

Agradeço muito a PKMAX pela excelente organização e pelo empenho despendido para tornar tudo o que vivemos ali real, um encontro perfeito, desde os alojamentos disponibilizados até a excelente localização do encontro. Muito obrigado mesmo, não tenho palavras para agredecer o que vivi graças a vocês.

O encontro terminou e a segunda feira chegou, acordamos as 9horas da manhã e fomos até a lagoa da pampulha dar uma volta no estilo turista de ser. Fomos até a igrejinha da pampulha e alem de conhecer toda a historia do local descobrimos uma arvore perfeita para escalar e se movimentar, ficamos na arvore até o meio dia e fomos comer. Descobrimos um restaurante otimo de frente com a lagoa, um local rustico e muito acolhedor onde servia um almoço acessivel financeiramente alem de um otimo atendimento.
                                                    (arvores maneiras..ahahahah)

Comemos e continuamos a andar pela lagoa, quando vimos ja haviamos andado uns 7km, foi quando decidimos dar a volta na lagoa para conhecer as obras do arquiteto Niemayer, alem de varios locais otimos para o parkour. A caminhada foi de aproximadamente 20km, conversamos muito no trajeto e colocamos varias ideias em ordem na nossa mente. Chegamos no alojamento novamente as 23horas e novamente estavamos exaustos, foi ai que percebemos que para nós ferias bacana de lazer tem nome de treino pesado...hahahaha.


                                      (Igreja São Francisco de Assis, ou Igrejinha da Pampulha)

Nessa altura nosso corpo ja estava completamente surrado de tanto treino, mas nos sentiamos bem e provavelmente neste quarto dia(segunda feira) nosso organismo ja estava um pouco mais acostumado com o treino diario.

A terça feira chegou, como ainda não tinhamos visitado o centro da cidade foi para lá que fomos. Antes tomamos café em um padaria proxima ao alojamento, onde pedimos aquele pingado(café) e aquele pão de queijo mineiro só para alegar nosso dia..ahahahah.
Quando chegamos no centro fomos em uma lan house fazer contato com nossos familiares e verificar os locais onde iriamos treinar e visitar naquela tarde de terça, comemos em um restaurante aconchegante proximo da lan house. Logo após fomos a famosa Praça da Liberdade, ao Parque municipal
e a uma loja de artesanato mineiro comprar lembranças para nossos familiares. Voltamos novamente as 23horas, novamente sujos e novamente cansados...hahahaha.

                                                                (Centro de BH)

Conversamos e rimos muito enquanto comemos aquele miojo cru e aquele pão com banana no caprixo, acordamos quarta feira as 8hrs da manha e fomos ao aeroporto onde passariamos o dia. Dai vale a pena lembrar o momento em que nosso amigo Jean chamou a aeromoça de "minha neguinha" e pediu tudo que tinha direito para comer...hahaha..inesquecivel!

Pegamos o avião e no aeroporto de Campinas-SP nos separamos, Jean e Timoteo seguiram para Curitiba onde vão treinar até domingo. Eu peguei avião para navegantes pois tive que voltar para na madrugada da mesma quarta feira trabalhar, infelizmente não consegui prolongar minha folga por mais tempo, mas fico feliz por poder ter aproveitado tudo da forma que aproveitei. Hoje, quinta feira, escrevo este texto enquanto trabalho. Me recordo dos bons momentos vividos por nós três em BH e desejo que meus irmãos cansem muito treinando e se divertindo em Curitiba. Foram momentos inesqueciveis para mim, tanto enquanto não aguentava mais meu corpo no Hellnigth quanto o por do sol inesquecivel e tranquilo da Pampulha.
Momentos unicos onde nós dormiamos consados rindo e acordavamos dispostos rindo, todos os 6 longos e prazerozos dias! Sempre com uma piada idiota nova na mente e um desafio novo pro corpo.

Ok, Guys, ok...





-LeandroLudwig

2 comentários:

Duddu Rocha disse...

Muito bom mesmo ler um review tão completo do evento! Abração velho!

Le Parkour Blumenau - Jean (chinta) disse...

mano

falou muito e falou bonito

^^ eh sempre um prazer treinar com vc,

bora treinar amanha ateh cair

fica no flow