20 de agosto de 2010

Água

Entre os benefícios do consumo diário e correto de água podemos lembrar que este liquido, precioso e abundante, tem a função de regular a temperatura corpórea através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólico através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células e auxiliar na prática de esportes, pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.

Dentre todas as vantagens que o correto consumo de água oferece, podemos citar e vale a pena evidenciarmos aqui, que beber água ajuda muito nossas articulações. Alias, há três coisas que todas as articulações saudáveis necessitam: água, proteoglicanos e colagénio.

Como este texto não tem o carater técnico, e sim motivador, colocarei em evidencia algo simples e acessível a todos: a água. Esta, por sua vez, providência lubrificação para facilitar os movimentos e amortecer o choque, bem como os nutrientes necessários para manter as articulações saudáveis. 

Ou seja, o tracer que não tem o costume de consumir os religiosos 2 litros diários de agua, recomendados nos livros e midias, e que durante seu treino "força" muito suas articulações, esta no mínimo exigindo um esforço que seu corpo não é capaz de realizar (ou de se recuperar..) sem se prejudicar a curto e a longo prazo.

Aos tracers que decidirem adotar o habito de consumir os 2litros de agua e aos que já fazem este consumo, aconselho a utilizarem uma garrafa de agua para medir a quantidade que estão ingerindo. Muitas pessoas consomem agua nos bebedouros, o que na maioria das vezes faz a pessoa ter uma falsa sensação de medida e percepção da quantidade de agua injerida. 

Outro fator importantíssimo ao se falar sobre o consumo de água, é que tem momentos favoráveis e momentos desfavoráveis para este consumo, nem sempre o consumo de água é benéfico. Por exemplo, o organismo faz primeiramente a digestão dos líquidos, se ingerirmos líquidos enquanto comemos estamos a adiar a digestão do bolo alimentar. Consequentemente o bolo alimentar fica no estômago aguardando sua vez de ser digerido, enquanto ingerimos liquido estamos a adiar este processo. Então na próxima vez que for fazer uma refeição pare de beber líquidos até meia hora antes da refeição, volte a beber após meia hora. Seu organismo agradece.

Mas somente durante a alimentação é desaconselhável o consumo de água, em todos os outros horários o consumo de agua é importantíssimo e muito incentivado. Afinal, o corpo humano possui aproximadamente 75% de agua.  Então, nada mais sensato que consumirmos uma quantidade consciente de agua.


Particularmente eu não tomava nada de agua, quando tinha sede tomava um suco ou outra coisa qualquer menos agua. Tinha dias em que eu não tomava nem meio copo de agua. Foi então que li no livro do educador físico Nuno Cobra o quanto a agua era importante, a partir dai passei a tomar os 2litros de águas diários. Faz aproximadamente um mês que não largo minha garrafinha de agua e os benefícios são notáveis. Me alimento mais e melhor, sinto com mais intensidade o sabor do alimento e me sinto muito mais disposto para as atividades diárias.


A verdade é que ninguém acredita que algo barato e de fácil acesso como a agua possa trazer tantos benefícios assim, é a velha cultura do pensamento de que o caro é bom e o barato é ruim. Por isto finalizo o texto convidando você a fazer o teste que eu fiz, compre uma garrafa de 500ml de agua e ande com ela 24horas por dia nos próximos 30dias, tome no mínimo duas garrafas de manha e duas no resto do dia, você ira comprovar e entender melhor tudo o que falei aqui. 


-LeandroLudwig




5 comentários:

Anônimo disse...

Ler esse post me deu sede... tum tum tiiis!!!
Muito bom esse post. Me deu mais alguns motivos para tomar água com mais frequência, principalmente aqui no nordeste... xD

LeandroLudwig disse...

vixe cara, se eu morasse no nordeste ia injetar agua direto na veia! auhauhauhauahuhauauhhauhau
se bem que o calor aqui é foda tbm...valeu cara, bons treinos! o/

Duddu Rocha disse...

Bicho, eu preciso ler esse texto de tempos em tempos porque sou muito negligente no meu consumo de água. :(

Tem treinos inclusive que eu não me hidrato e bem sei o quanto isso é agressivo ao corpo. =x

LeandroLudwig disse...

Eu tbm era negligente pra caralho...tem um texto que li um tempo atras na parkourpt sobre agua que achei massa pra caramba que vale a pena ser lido...agua é hardcore..hauhauahuahu
Mas eu só mudei mesmo quando decidi levar uma garrafinha de agua pra todos os lados...dai viro costume...^^

Alexandre disse...

concordo com voce mau amigo narigas,bom texto (:
eu tomo bastante agua mas nao 2l por dia :T tu é fera
parabens pelo bog denovo falo