23 de julho de 2010

Frente a frente com o obstaculo - Coragem.

  Comecei a ler hoje um livro chamado "A semente da vitoria" do autor Nuno Cobra, li em alguns tópicos de comunidades indicações referentes ao livro e hoje enfim decidi loca-lo da biblioteca da universidade.
  No inicio do livro me deparei com uma informação interessante sobre coragem da qual nunca vi ou li em parte alguma, se trata de uma maneira diferente de abordar a coragem quando nos deparamos com grandes desafios.

  Segue abaixo um trecho do livro que acho importante destacar e compartilhar aqui:

"Essa atitude corajosa e decisiva de enfrentar os mistérios do rio, sem enxergar direito em que abismo caudaloso me lançava, fazia com que controlasse minhas emoções e tirasse, sem saber de onde, a necessária coragem que ia aumentando minha confiança e, acima de tudo, dando têmpera a meu carácter.

Foi quando aprendi com Pexexa minha grande e profunda lição. Ele me ensinou que coragem só é mesmo coragem quando sentimos um imenso medo. Dizia ele que, quando nos arremessamos a fazer alguma coisa que em principio exige coragem, deve existir junto uma dose de medo, senão a empreitada se revela irresponsável. Pode-se estar diante de uma loucura, de um desatino ou estupidez.

A coragem é justamente sentir o medo que enrijece a alma e o poder de enfrentar o desafio serena e positivamente. Dizia ele que o medo faz parte da historia, é necessário para acordar o organismo e fazê-lo reagir com todos os seus recursos.

Naquela situação ameaçadora, o rio ficava com uma cara tão feia que eu tinha que solicitar do meu espírito o máximo envolvimento para oferecer ao corpo a força necessária a dar conta do recado. Percebia que um coquetel de estimulantes invadia minha corrente sanguínea, permitindo-me reagir com cada milímetro dos meus músculos e toda a minha astúcia. Podia, dessa maneira, sentir claramente o valor de uma verdadeira coragem.

Era a emoção me ajudando, me impelindo com tal poder que só assim eu conseguia a determinação necessária para enfrentar o estupendo desafio.
Tinha de ter a maior concentração. Nada podia estar em desatino em mim. Nenhum fio de dúvida podia atravessar meu cérebro. Apenas a absoluta certeza que eu venceria. Qualquer vacilação representava risco de vida.

Foram essas oportunidades de enfrentar meu espírito, antes acomodado e inibido, que fizeram com que me soltasse por inteiro e me tornasse dono absoluto do meu corpo, fixado agora em uma nova verdade, resoluto e decidido.

Essas aventuras do meu espírito integrado com meu corpo moldaram meu carácter na rudeza das provas e fixaram de forma indelével minha personalidade. A necessidade de superação constante dos obstáculos anteriormente intransponíveis mostrou ao meu espírito suas possibilidades e seu verdadeiro poder.

Isso provocou uma mudança radical em meu comportamento. Com a auto-estima fortalecida, ganhei nova disposição para haver-me com meus medos e fiquei apto a enfrentar com coragem tudo o mais que viesse desafiar-me."

Autor: Nuno Cobra
Livro: A semente da vitória.


 Continuo lendo o livro com a expectativa e o animo reforçado a cada pagina, assim que novas informações forem surgindo volto a compartilha-las aqui.
 Outro titulo genial para quem busca um pleno entendimento do corpo e da mente se chama "O atleta interior" do autor Dan Milman, este para mim é um perfeito livro de bolso para todos os tracers interessados.

Como diz no inicio do livro que estou lendo:
"Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo."

Bons treinos a todos nós!

Nenhum comentário: