6 de julho de 2010

Procure entender.


A vida é realmente algo incrível, em um determinado momento você esta no paraíso rindo abestalhado com seus amigos e de repente, como se nada na vida durasse tempo o bastante para se aproveitar, vem um novo conceito e seu mundo desmorona. Você então se vê a beira de um precipício, dar um passo a frente e acabar com tudo, ou voltar e buscar entender este novo conceito?

Na beira deste abismo, fecho meus olhos e penso naquela tarde ensolarada que nunca retornara, estávamos lá, na sombra das árvores, rindo da vida e seguindo nosso caminho. Um flash vem em minha mente e lá estamos nós novamente, debaixo de um temporal. Incrível como não tinha tempo ruim né, não pensávamos nas guerras e suas causas, não pensávamos nas teorias e conceitos inovadores ensinados na faculdade, pensávamos somente no aqui e no agora. Era simples, ingénuo mas puro.

Hoje, tudo isto é apenas uma doce lembrança, que guardo com carinho no peito. Criei meus conceitos e você, meu amigo, meu parceiro de truco, meu irmãozinho, você criou os seus conceitos. Nós acreditávamos que seguiríamos eternamente o mesmo caminho, lembra cara? Hoje eu busco a eficiência e você a pureza, eu busco a arquitetura e você as leis. Eu penso em mudar este mundo e você luta para sustenta-lo. Algo no ar me faz acreditar que somos rivais, deve ser um vírus, hoje em dia é tão comum não é.

E nosso caminho, meu amigo? Bem, nossos caminhos estão sendo orientados por conceitos divergentes.
Consequentemente ja não são os mesmos, e raramente se cruzam. Abro meus olhos e do outro lado do precipício vejo você, meu velho amigo. Você já não é mais o mesmo, esta com outro olhar, outro rosto, outra feição e outros amigos. Eu me pergunto: o que aconteceu? Como aconteceu? Quando aconteceu? Você lá, eu aqui. Como?

É meu amigo, lentamente nossos conceitos nos afastaram, lembra quando nos conhecemos? Eu escutava e respeitava as loucuras que você dizia, apesar de não concordar, eu te apoiava, ah essas lembranças...
Hoje, as idéias inseridas em nossas mentes pela sociedade nos fazem crer que somos rivais, onde fomos parar não é? Será que eu te mataria para mudar o mundo? você me mataria para mante-lo? Até onde iremos levar nossos conceitos e nossos ideais? Vamos coloca-los acima de nossas famílias assim como colocamos acima de nossas amizades? Vamos?

Não meu amigo, nossos conceitos não são verdades absolutas. Por mais que tenhamos nossos objetivos pessoais, nossas aspirações e nossas divergências, seja no parkour ou na vida. Estes são apenas pontos de vistas pessoais, que criamos por obviamente perceber o mundo por uma perspectiva diferente. Não são, nem nunca serão, verdades absolutas as quais temos que colocar em primeiro plano, independente do que for. São conceitos meu amigo, apenas isto. Parkour é eficiência? é liberdade? Este é seu conceito, somente isso.

Verdade absoluta é a família, é a amizade e o amor. Estas sim são verdades absolutas, que devemos defender e lutar para manter acima de tudo. Como podemos ser tão ingénuos a ponto de perder uma amizade ou um amor, por defender um conceito pessoal?

E não me diga que falta respeito, o que falta ai é entendimento! Falta entendermos que pessoas diferentes, tiveram vidas diferentes e por isso tem visões diferentes. A partir do momento que as pessoas entenderem que realmente não são iguais, não vai ser mais necessario se falar em respeito. Respeito tem as pessoas que não entendem e não procuram entender, aquelas que falam "eu nao concordo com você, mas respeito". Respeita uma ova, só não entende e não quer discutir.

O que falta, no parkour e na vida, é o pessoal buscar entender. Mesmo que muitas vezes não concordemos com algo, temos que procurar discutir como aquilo funciona, argumentar o porque de ser assim. Estudar muito e buscar respostas, porque entendimento nenhum ira cair do ceu.
Enfim, se todos nós procurarmos entender nosso irmão, nosso amigo e nosso inimigo, o abismo existente entre nós ira sumir (ou pelo menos diminuir) e o falso "respeito" tão presente nos relacionamentos atuais será substituido pelo pleno entendimento. 





Enfim, isto é apenas meu conceito, procure entender.

Abraços e bons treinos.


-LeandroLudwig

Um comentário:

§e¢kSon disse...

Muito bom velho!!!
Pensamento muito bem esclarecido e realista!!