12 de julho de 2010

Motiva a ação.

  Todos nós temos nossas individualidades, aquilo que nos diferencia da multidão e nos torna quem realmente somos. Temos nossas facilidades e na mesma intensidade nossas dificuldades. Se é difícil ser bom em tudo, é impossível ser ruim em tudo. 
  No parkour, nossas individualidades podem ser evidenciadas facilmente, basta olharmos pro lado e analisarmos as individualidades do nosso companheiro de treino. Sabe aquele precisão de 12 passos, que seu amigo consegue fazer sem nunca ter feito um treinamento de impulsão para isso? Pois é, ele é diferente, tem uma técnica diferente ou simplesmente adora fazer um movimento que você, assim como a maioria, detesta fazer. Ele gosta de treinar precisão, você não. Ele detesta treinar cat, você adora. Ele é assim, você é assado.

  Mas e quando sua individualidade não possui facilidades dentro do parkour? Você não consegue fazer aquele precisão, tem um psicológico fraco e não tem a menor desenvoltura para praticar parkour. Bate um desanimo né? O primeiro pensamento que vem na mente é desistir, partir para outra mais fácil e fazer aquilo que você leva mais "jeito". E derrepente, sem aprender uma das principais lições do parkour, você partiu pra outra. Não teve a persistencia que todo tracer tem que ter e simplesmente desistiu de treinar, primeiro obstáculo, primeira desistência.

  Mas se você conseguir, ao iniciar seus treinamentos no parkour, manter o mínimo daquela persistencia tão necessária em vários aspectos da vida, jamais cometa o erro de desistir e partir para outra por não conseguir realizar movimentos com facilidade. Conheça sua movimentação, seu tempo, seu corpo, e então meu amigo, persista!
  Você não precisa fazer movimentos incríveis, que um "astro" do parkour faz, para ser feliz  no parkour. O incrível que vemos nos vídeos do YouTube é circustancial, um movimento simples para a maioria, se torna um movimento incrível quando feito por alguém que suou muito para conseguir fazê-lo. Alias, não são os movimentos nem as facilidades que são incríveis, no parkour o mais incrível é a superação.
  A desistência é algo tão deprimente, que sinceramente, doí no peito  ver alguém desistindo dizendo que não leva jeito. Acreditar que não se leva o famoso "jeito" e partir para outra mais fácil achando que naquela "pratica mais fácil" você não terá dificuldades, é triste e ilusório.


  Eu sei que é difícil entender esse negocio de superação e persistencia quando não se é considerado bom em nada pelas pessoas nos treinos, é muito difícil você treinar firme e raramente escutar: "boa! isso ai cara!".
  É difícil se manter na pratica quando incentivos sinceros e expontaneos não aparecem, os incentivos geram motivação e a motivação é a chave para superação. Principalmente no parkour, onde você não ira ganhar medalhas para motivar sua rotina de treino. É essencial buscar em fontes mais puras o incentivo que trará sua motivação, é essencial!
  Mas como conseguir o incentivo que lhe motivara e lhe ajudara a encontrar seus limites individuais, como conseguir esse incentivo sozinho, sem precisar de uma plateia ou de uma pessoa para lhe incentivar?
  Estas perguntas meu amigo, admitem diversas respostas. Mas o que vejo com maior frequência, são pessoas buscando nos vídeos de seus movimentos alguma motivação. Pessoas que treinam parkour para colocar vídeos na internete e ganhar o máximo de palavras de incentivo que iram lhe motivar em seu treinamento. E dai, isso é errado?
  Claro que não, mas é um incentivo dependente de algo e alguém. Se você não puder mais fazer vídeos, o que ira lhe incentivar e lhe deixar motivado para praticar parkour? Este é o ponto em que quero chegar, qual sua real motivação?



  Acredito que o real incentivo, que deve guiar e motivar os treinos, tanto de quem inicia no parkour como de quem já esta a um tempo envolvido, é buscar o sentimento e o amor por detrás de seus movimentos. Parece aquele tipo de dica bonitinha que na pratica não funciona, mas acredite, este é o segredo de se manter motivado a longo prazo, seja no parkour ou não.
  Veja as pessoas que trabalham fazendo o que amam, trabalham melhor pois tem o prazer de diariamente tentar se superar. Um vendedor, que ama vender, tenta diariamente bater os índices de vendas, pois ele ama o que faz e quando se supera se sente bem. Mesmo quando ele não é um bom vendedor e não consegue bater os índices de venda, ele levanta a cabeça e tenta superar no dia seguinte. Ele entende que não pode superar suas habilidades todos os dias, mas deve e quer tentar supera-las diariamente. Isto lhe incentiva, e a cada venda que faz, sua motivação atinge níveis os quais tentara melhorar o resto da vida.

  Mas por favor, não confunda: "amar o que faz" com "fazer bem". Muita atenção meu amigo, você pode tropeçar e demorar muito tempo pra se levantar. O vendedor que citei anteriormente pode não ser um bom vendedor, mas ele ama vender e a cada venda que realiza, por menor que seja lhe incentiva e lhe mantém motivado a continuar e persistir. Com o praticante de parkour é a mesma coisa, o segredo não é gostar de fazer movimentos incríveis ou ter facilidade em faze-los. Mas sim amar a movimentação e treinar para melhora-la, não por dever mas por prazer.
 



  Antes de escrever este texto eu tinha varias razoes para fazer parkour, nunca tinha parado pra pensar no que realmente me motivava. Eu achava que sabia, assim ia levando meus treinos. Pensava que era para me superar, para encontrar meu limite, para buscar a liberdade. Enfim, eu nem pensava muito nisso, queria era alcançar a gradativa superação. Foi quando recentemente me deparei com um obstáculo alem das minhas capacidades, no começo pensei que podia supera-lo, eu queria supera-lo. Foram dois dias, eu estava lá, frente a frente com o obstáculo, vou ou não vou?
  Mas não era a hora, baixei a cabeça e falei rindo que faltava treino. Foi nesse momento que comecei a me questionar, era uma obrigação alcançar minha superação com o treino pesado, que venho realizando, ou um prazer? Antes era uma obrigação, hoje vejo e entendo como prazer. Hoje compreendo um pouco mais a minha movimentação e o que me motiva a me movimentar, estou motivado a trabalhar, a estudar e a treinar. Talvez seja esta a verdadeira essencia do parkour, apenas um motivo para você se movimentar.




-LeandroLudwig.

Um comentário:

§e¢kSon disse...

Velho por um momento cheguei a sentir pena daqueles caras que tem uma absurda facilidade em realizar movimentos e quase não sabem o que significa penar meses pra superar um simples obstáculo.
Afinal a beleza e o aprendizado não estão no objetivo mas sim no árduo caminho!!!(caraca essa vai pro msn!!!)