11 de dezembro de 2011

Arte arquitetura do lixo

Passado todo o stress e correria do semestre, chegou o momento de por as ideias em ordem e limpar a bagunça. Eis que entro no meu quarto e me deparo com uma montanha de papel, misturado com latas de energético e sujeiras diversas oriundas da falta de tempo do final do semestre...kk



Enrolando as ideias, os projetos, trabalhos e rabiscos,  decidi criar uma obra artística que manifeste minha revolta. Pois com tantas novas mídias, novas tecnologias, novas possibilidades, ainda perpetuamos os mesmo erros. E um destes erros é o descaso com o lixo que o curso produz. Sim, muito lixo! E não pense que é tempestade em copo de água, é lixo mesmo. Isso sem falar no dinheiro gasto com as impressões, que é muito também...Não há argumentos que justifiquem o lixo que é produzido, principalmente tendo ao nosso alcance tantas outras formas menos perversas ao meio ambiente. Não há argumentos que sustentem este absurdo.

"Ah, mas no computador não podemos ver no tamanho de uma folha A0, perde toda a escala."
Verdade, no computador não, mas com tantos projetores que tem por ai...né..

Percebo que o discurso que sustenta a utilização indiscriminada do papel, é o mesmo que sustenta o ensino forçado de desenho a mão livre no curso de Arquitetura e Urbanismo. Discursos conservadores e retrógrados.  Professores forçando estudantes a realizar desenhos técnicos alegando ser algo necessário nos momentos de criação. Oras, então forcem o uso da mão livre em momentos de criação, não em desenhos técnicos que nenhum profissional da área ainda usa. Já passou da hora de rever estes discursos.


Pois bem, voltando a obra. Foi criada enrolando e entrelaçando todas as folhas que resultaram do semestre.
(na verdade metade delas, no meio do semestre tive jogar folhas fora devido a falta de espaço...)
Foram utilizadas desde folhas A4 até folhas A0, pena não poder utilizar as folhas de dinheiro gasto com tudo isso, causaria um impacto maior né, desperdício econômico é sempre mais impactante que desperdício ambiental. Enrolei as folhas usadas em uma alusão as ideias enroladas do curso, como as já citadas anteriormente.

Lembrando que esta é uma opinião pessoal.
"Não há revolta maior que a arte."

Obra: Enrolando as ideias













ps. não, não é um ninho de passarinho...kkkkkkk


Nenhum comentário: