23 de dezembro de 2011

Cidade do lixo.



Cidade do lixo. Este é o titulo dado atualmente a um distrito da cidade do Cairo. no Egito. Com aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, o Cairo concentra hoje um grande número de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com coleta, separação, reciclagem e venda de lixo. São os chamados Zabbaleen.



Com o crescimento da cidade e o aumento na geração e lixo, a transformação e a comercialização de resíduos urbanos tem se tornado a principal fonte de renda de uma infinidade de famílias, principalmente no distrito de Manshiyat Naser(fotos), onde o lixo recolhido na cidade é armazenado e preparado para a venda.


O mais curioso é que mesmo com tanto lixo encobrindo a arquitetura do distrito, o lugar esta totalmente ocupado com diversas atividades. As pessoas trabalham, comem, dormem dentro deste distrito. Tendo desde lojas atá apartamentos. A única coisa que diferencia este distrito dos outros. alem do lixo excessivo, é o fato de seus moradores retirarem seu sustento através da coleta, triagem e reciclagem especializada.




Embora não cumpra com qualquer norma de saúde, o fenômeno urbano é de certa forma sustentável. Sendo que há organização no trabalho de reciclagem, alem dos itens não recicláveis serem queimados e usados como combustíveis. Por ironia, os habitantes deste curioso distrito sofrem com a deficiência de serviços como coleta de lixo, água e esgoto.


Você ainda acha que sua cidade não tem paisagem? Como melhorar esta cidade sem que os moradores percam sua principal fonte de renda(o lixo) ?

Nenhum comentário: