17 de novembro de 2009

Onde esta o limite?

Hoje numa conversa em sala de aula com meu amigo Jean (chinta), vimos um vídeo onde era realizado saltos mortais em alturas nitidamente superiores a 10 metros(aterrisando na areia).
http://www.youtube.com/watch?v=oTBplY0zJrk

Foi ai que começamos a discutir sobre até onde estamos limitados, será que é mesmo possível realizar saltos de tamanha altura, ou superiores, sem se desgastar a curto e a longo prazo? ou até nós tracers temos um certo limite onde não podemos ultrapassar?

Quando comecei a fazer parkour não imaginava que poderia chegar onde estou hoje, 90% dos meus movimentos eu nunca sonhei poder um dia fazer. E aqui estou eu, será que o pensamento de quando iniciei não é o mesmo pensamento de agora em relação a limite de altura?

Diariamente vemos em entrevistas, documentarios e conversas de tracers onde se aborda o mesmo assunto: "Faço parkour pra superar meus limites!" mais quais são estes limites? de que limite estamos falando? limite da mente? limite físico? como superar cada um?

Limite significa: grandeza constante, da qual outra pode aproximar-se indefinidamente sem nunca a atingir. Podemos treinar físico e abrir nossas mentes mais jamais iremos ultrapassar nossos limites. Qual o seu limite físico? um dia você poderá executar grandes saltos de 15metros por exemplo?

Acredito que a essência do parkour esta em procurar descobrir até onde você consegue chegar, e não em literalmente chegar. É como você procurar o pote de ouro no fim do arco íris sem perceber que o ouro é o próprio arco íris. (sem perceber que era impossível ele foi la e fez.)


David Belle falou sobre o assunto em uma entrevista:
"Você não pode usar seu corpo de qualquer jeito, chega um momento em que você precisa seguir regras. Como as leis da física, e por mais que diga:"sim eu não tenho medo." você não vai se jogar de 10 metros! Você não pode saltar 10 metros. então você é obrigado a seguir um tipo de treino."

Você não pode saltar 5 metros sem antes saltar 2.5, e não vai poder saltar 10 metros se antes vc não saltar 5 metros. E assim sucessivamente até beirar seu limite.
É isso que ele quis dizer! mas uma má interpretação pode distorcer totalmente o pensamento e tornar algo possível em impossível.


Mas afinal, qual a relação entre limite e impossível?
(depois de escrever esta pergunta paramos e pensamos uns 10min)
Leandro fala: quando comecei eu tinha um limite e eu julgava impossível supera-lo, hoje superei esse limite e tornei possível o que era impossível...
Jean fala: Sim, mais neste caso assim como em outros tantos é relativo, na verdade tu não superou os limites da época, apenas descobrisse que eram falsos limites, assim como os de agora podem ou não ser falsos.


A aula termino e chegamos a conclusão que temos que buscar nossos limites, tentando supera-los e testa-los para saber se realmente são nossos limites finais ou apenas mais um limite momentâneo. Se for um limite final, otimo, vamos treinar para tentar beira-lo. Agora, se for um limite momentâneo, vamos tentar supera-lo como superamos um obstáculo nos treinos.

Sempre focando a importância de respeitar seu corpo e sua integridade para não acabar limitado mentalmente e fisicamente com o tempo.



Agradecimentos especiais ao Jean que anotou todo o assunto da aula e vai me emprestar para xerox, forneceu o laptop e ainda ajudou na reflexão e construção deste texto.

o/


Bons treinos!

Nenhum comentário: