Diariamente fazemos treinos físicos, técnicos e psicológicos. Mas raramente nos preocupamos em treinar nas adversidades, sejam elas: a chuva, uma calça jeans ou um simples sol do meio dia ardendo na cabeça. Vocês podem me dizer: mas não tem razão eu treinar com calça jeans se isso somente irá limitar meus movimentos, eu poderia treinar com uma calça confortável que certamente o treino renderia muito mais. Sim, por parte esse pensamento é correto, mas se pararmos para pensar que quando realmente iremos precisar usar nosso parkour nós estaremos com uma calça ruim, um sapato ruim ou em um clima ruim, passaremos a dar mais importância em treinar nas adversidades.
Neste final de semana choveu muito aqui em Blumenau, se fosse antes os tracers daqui no máximo treinariam físico sozinhos em casa. Mais não foi o que aconteceu neste final de semana, logo na sexta a noite meu amigo me chamou para treinar, tinha dado muito sol e a noite estava propicia para fazer parkour, chegando lá começamos a alongar quando derrepente começou uma tempestade, aquelas tempestades de verão que vem derrepente, as pessoas começaram a correr de um lado para o outro no parque procurando abrigo e nós ali, treinando com se nada tivesse acontecendo. Decidimos não perder o dia e nos dedicamos em fazer um treino físico.
Quadrupedal na lama, barras nas árvores com limo e agachamento na barra molhada foram só algumas das variadas formas que obteve este treino. Quase sempre treinamos no mesmo local, mas nunca tínhamos o visto daquela forma, naquela chuva o treino mudou, o local parecia ter mudado e principalmente, nossa visão mudou. Adquirimos novas percepções, sabemos que o concreto pode ou não se tornar escorregadio estando molhado, que as árvores são traiçoeiras na chuva e que o equilíbrio na barra pode se tornar mais complicado pelo simples fato de estar caindo chuva nas suas costas.
Foi uma experiência única e inesquecivel, que ficara registrada eternamente na memoria.
Abraço aos meus amigos que estiveram juntos nessa!
----------------------------------------------------------------------------------------------
Visão de um tracer.
Parque ramiro:
É o maior e mais importante parque de Blumenau, nos finais de semana reúne milhares de pessoas que vão para caminhar, jogar futebol, volei, basquete, andar de bicicleta entre outras atividades. O parque ficou muito bom depois da reforma, e por mais que pareça que o parque é bom, ele não é! esta longe de ser um parque bom, como tudo que é feito pelo poder publico foi feito para ser bonito e chamar a atenção. Aspectos como infra estrutura de base de um parque foram esquecidos. Existe apenas um bebedor para o parque inteiro e apenas dois vasos sanitários, isto em um domingo de sol onde reúne aproximadamente 2mil pessoas se torna no mínimo frustrante. Sem falar que quando chove os bueiros ficam entupidos e sem capacidade de escoar toda a agua. O fato de o estado pagar mais de 4 vigias, sem instrução nenhuma para atuar como vigia do parque não seria frustrante se os mesmos agissem de acordo com seu dever e zelassem pelo parque. Coisas como menores bebendo e ingerindo drogas ilícitas é frequente, e o que eles nos dizem? "ai já não podemos fazer nada, isto é com a policia." Sim, nós tracers reclamamos diretamente e obtivemos isto como resposta, logo após sermos proibidos de usar as árvores para pratica desportiva. A inatividade dos vigias é deprimente.
É um parque muito bonito, mais deficiente.
Conclusão: Em vez de investirem cada vez mais na estética dos parques e praças deveria ser investido mais em infra estrutura de base, para dai sim dar o mínimo de condição para uma família ir ao parque e aproveitar um belo passeio. Mas como isto não traz votos...
Nós do Parkour Blumenau buscamos isto em nossos treinos, inibir o consumo de drogas e a pratica de crimes através do esporte e da participação ativa da sociedade nas praças e parques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário