15 de fevereiro de 2010

Analisando meu treino.

Faz muito tempo que não paro para rever meus treinos, há muito não paro exclusivamente para analisar o que eu estou fazendo de errado e em que aspectos eu posso melhorar. Para isso estou lendo o maximo de artigos possiveis que falem a respeito de como fazer bons treinos e de como eu posso conciliar meus treinos com meus curtos vagos horarios.

Decidi agregar algumas "regras" comportamentais aos meus treinos, coisas simples, que a principio terão um otimo reflexo em meu parkour. Primeiro tomei como "regra" que apartir deste domingo, irei treinar somente quando estiver realmente disposto, de forma que não me lesione treinando quando estiver cansado.
E principalmente, que meu desgaste fisico não venha a influenciar negativamente na hora em que eu analisar se vou transpor ou não determinado obstaculo.
Antes eu treinava sempre que me fosse possivel, mesmo que meu corpo não estivesse em condições eu treinava. Muitas vezes eu treinava cansado alegando que meu corpo teria que se acostumar para ser forte, ou que era necessario saber me virar mesmo cansado.

Outro aspecto a ser mudado em meus treinos é o rodizio que preciso fazer, se em um dia eu treino a parte superior do corpo no outro treinarei a parte inferior. Para que quando eu estiver com a parte superior e inferior do meu corpo treinadas e descansadas eu  possa utilizar o maximo do meu potencial em um belo treino tecnico de parkour. Podendo dessa forma avaliar se tenho condições de transpor determinado obstaculo no momentos ou se devo treinar mais para faze-lo. Analisando a situação claramente, sem equivocos.
Fazendo isto irei utilizar melhor meu tempo, que hoje é muito escasso, alem de ter uma boa e gradativa evolução que atenda perfeitamente minha forma de deslocamento.

Pensei recentemente em fazer academia para conseguir uma forma fisica que me de base para meus treinos tecnicos de parkour, nada de treinar para ficar grande. Só fazer academia para conseguir o que nos treinos eu não estava conseguindo. Mas ao analisar com clareza percebi que a solução não seria esta. Se eu preciso de uma base fisica melhor para o parkour vou treinar (no sistema de rodizio ja citado anteriormente) e melhorar da forma que meu parkour me ensinou, na rua utilizando o inutilzavel. O mais pratico e facil seria eu entrar em uma academia, obvil seria simples, mas não quero o caminho simples e não quero que iniciante algum veja eu utilizando o caminho mais facil.

Eu faço meu parkour acreditando que nem sempre o caminho mais curto e mais facil vai estar disponivel para se percorrer, se eu entrasse em uma academia eu estaria ferindo meus ideais. Alem do que, não tenho muita afinidade por esta cultura de se exercitar dentro de 4 paredes, se olhando no espelho como se o motivo maior fosse a estetica. Respeito quem treina em academia, mas sinceramente acho tudo isso coisa pra babaca.

Por fim será o sistema de rodizio que me dará o suporte que necessito em meus treinos tecnicos, estou  elaborando uma boa tabela de treino que atenda as minhas necessidades. E pretendo não divulga-la, pelo simples motivo de não querer influenciar ninguem a imita-la, já que a mesma atenderá as minhas necessidades pessoais e não a uma necessidade generalizada.

Hoje meu parkour pede uma maior disposição e força fisica, coisas que como falei, pretendo sanar com o treino fisico em rodizio. Para dai sim, dar inicio a bons treinos tecnicos, baseados principalmente na repetição e disciplina. Disciplina esta que para mim será o maior obstaculo para agregar estas melhorias em meus treinos, já que assumi um compromisso de puxar treinos para os inicianetes (e meus treinos pessoais terei que fazer sozinho, em outros horarios).
Alem do mais terei minha faculdade todas as manhãs, de segunda a sexta feira, e meu trabalho com uma escala maluca de quem trabalha em uma central de emergencia 24hrs.


No mais, aconselho a analisar seus treinos e encontrar a forma de treinamento que melhor se encaixa em sua rotina e em seus ideais.


Bom parkour a todos.
- Leandro Ludwig
 

Nenhum comentário: