23 de dezembro de 2011

Cidade do lixo.



Cidade do lixo. Este é o titulo dado atualmente a um distrito da cidade do Cairo. no Egito. Com aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, o Cairo concentra hoje um grande número de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com coleta, separação, reciclagem e venda de lixo. São os chamados Zabbaleen.



Com o crescimento da cidade e o aumento na geração e lixo, a transformação e a comercialização de resíduos urbanos tem se tornado a principal fonte de renda de uma infinidade de famílias, principalmente no distrito de Manshiyat Naser(fotos), onde o lixo recolhido na cidade é armazenado e preparado para a venda.


O mais curioso é que mesmo com tanto lixo encobrindo a arquitetura do distrito, o lugar esta totalmente ocupado com diversas atividades. As pessoas trabalham, comem, dormem dentro deste distrito. Tendo desde lojas atá apartamentos. A única coisa que diferencia este distrito dos outros. alem do lixo excessivo, é o fato de seus moradores retirarem seu sustento através da coleta, triagem e reciclagem especializada.




Embora não cumpra com qualquer norma de saúde, o fenômeno urbano é de certa forma sustentável. Sendo que há organização no trabalho de reciclagem, alem dos itens não recicláveis serem queimados e usados como combustíveis. Por ironia, os habitantes deste curioso distrito sofrem com a deficiência de serviços como coleta de lixo, água e esgoto.


Você ainda acha que sua cidade não tem paisagem? Como melhorar esta cidade sem que os moradores percam sua principal fonte de renda(o lixo) ?

22 de dezembro de 2011

Minha democracia.



 A democracia de todos se define antes de tudo, pela participação massiva dos cidadãos na gestão dos interesses e problemas da cidade. Esta gestão deve ser de forma direta e participativa, fazendo uso de assembleias populares e do dialogo permanente sobre a organização da vida comum. É assim que a democracia de todos funciona. Pois bem, onde esta a democracia de todos? PT, PMBD, Branco, Preto, é tudo a mesma coisa. Não existe oposição, nem direita nem esquerda, pura hipocrisia.
    Todos os partidos estão de acordo no essencial, que é a conservação e manutenção da atual sociedade mercantil. Ou seja, independente do seu voto, tudo continuara como esta, pessoas morrendo de fome enquanto comida é escondida nos lixos. Como mudar algo com o voto, se nosso voto ira colocar no poder alguém que não irá mudar nossa sociedade?
     Falo de revolução, que é o que nossa sociedade necessita, é o que os desnutridos necessitam, e o que os explorados e alienados precisam urgente. Mas o que vejo, ano após ano com meu voto, é a oligarquia de partidos que discutem detalhes buscando credibilidade. Enquanto o cerne de todos os problemas se mantem intacto. Hoje vejo que minha democracia não se fundamenta no uso do meu voto, mas sim no fortalecimento de meus ideais de luta, liberdade e felicidade.
     Fazer uso do meu voto é aceitar a oligarquia hipócrita, que ano após ano domina o poder e o futuro do povo. Fazer uso do meu voto é colocar no poder alguém que me represente, de forma irresponsável ou não, nesta democracia de todos. Alguém que por mais honesto que seja não irá fazer o que precisa ser feito. Por isto acredito e luto pela minha democracia, direta e objetiva. Como meu voto nunca será.

17 de dezembro de 2011

Feliz cidade.

"Enquanto cidades pequenas geograficamente forem tratadas apenas como cidades pequenas, as cidades grandes serão sempre tratadas ilusoriamente como grandes em todos os aspectos. A verdade é que para ser boa, uma cidade não precisa ser grande nem pequena. Precisa acima de tudo ser feliz, e ter no cerne de seu espaço uma feliz cidade unica e inconfundível." José Miendes.


11 de dezembro de 2011

Arte arquitetura do lixo

Passado todo o stress e correria do semestre, chegou o momento de por as ideias em ordem e limpar a bagunça. Eis que entro no meu quarto e me deparo com uma montanha de papel, misturado com latas de energético e sujeiras diversas oriundas da falta de tempo do final do semestre...kk



Enrolando as ideias, os projetos, trabalhos e rabiscos,  decidi criar uma obra artística que manifeste minha revolta. Pois com tantas novas mídias, novas tecnologias, novas possibilidades, ainda perpetuamos os mesmo erros. E um destes erros é o descaso com o lixo que o curso produz. Sim, muito lixo! E não pense que é tempestade em copo de água, é lixo mesmo. Isso sem falar no dinheiro gasto com as impressões, que é muito também...Não há argumentos que justifiquem o lixo que é produzido, principalmente tendo ao nosso alcance tantas outras formas menos perversas ao meio ambiente. Não há argumentos que sustentem este absurdo.

"Ah, mas no computador não podemos ver no tamanho de uma folha A0, perde toda a escala."
Verdade, no computador não, mas com tantos projetores que tem por ai...né..

Percebo que o discurso que sustenta a utilização indiscriminada do papel, é o mesmo que sustenta o ensino forçado de desenho a mão livre no curso de Arquitetura e Urbanismo. Discursos conservadores e retrógrados.  Professores forçando estudantes a realizar desenhos técnicos alegando ser algo necessário nos momentos de criação. Oras, então forcem o uso da mão livre em momentos de criação, não em desenhos técnicos que nenhum profissional da área ainda usa. Já passou da hora de rever estes discursos.


Pois bem, voltando a obra. Foi criada enrolando e entrelaçando todas as folhas que resultaram do semestre.
(na verdade metade delas, no meio do semestre tive jogar folhas fora devido a falta de espaço...)
Foram utilizadas desde folhas A4 até folhas A0, pena não poder utilizar as folhas de dinheiro gasto com tudo isso, causaria um impacto maior né, desperdício econômico é sempre mais impactante que desperdício ambiental. Enrolei as folhas usadas em uma alusão as ideias enroladas do curso, como as já citadas anteriormente.

Lembrando que esta é uma opinião pessoal.
"Não há revolta maior que a arte."

Obra: Enrolando as ideias













ps. não, não é um ninho de passarinho...kkkkkkk


8 de dezembro de 2011

Qual a Blumenau que queremos?

Esta?  



Ou esta?




Suas escolhas, suas ações e seus atos hoje, iram determinar sua cidade amanha.

Qual seu posicionamento a respeito da torre de 33andares Grand Trianon?