14 de janeiro de 2011

Rascunho de um mundo.

Nada sobre parkour, só um rascunho sobre
algumas ideias aleatórias que tive e achei
interessante deixar registrado.


Rascunho de um mundo.

As revoluções armadas nos mostram a quem pertence as melhores armas, não a quem pertence os melhores ideais. Aceitar que a paz somente se encontra através de armas, é aceitar a mentira de que existe um caminho para a paz. Não existe nem nunca existira um caminho que nos leve a paz, somente a pura ilusão de que a liberdade, paz e justiça precisam ser feitas, quando na verdade, já existem dentro de nós.

Se valer de uma arma para esclarecer o que é certo e o que é errado, a primeira vista é o caminho mais fácil, mas nunca será o mais justo. O valor de um principio nunca será medido pela força que ele pode gerar, mas sim pelos valores que tal principio pode sustentar.

Você pode dizer que age corretamente, dizer que ele esta errado e você esta certo. Mas qual a real distinção entre certo e errado? Qual a diferença entre bem e mal?
Eu lhe digo: nenhuma! O certo e o errado são interdependentes, relativos a algo e por algo instituídos. O certo e errado, existem por três motivos básicos que os institui. Primeiro pelo estado, que os tipifica em leis. Segundo pela igreja, que os tipifica em mandamentos e terceiro pela sociedade, que une estado e igreja para tipificar o certo e errado em costumes e padrões.

Um homem que mata seu semelhante por puro prazer, em nossa sociedade é dito um um homem homicida maléfico, mas em uma sociedade canibal seria apenas mais um, intitulado mau ou bom por outras tipificações. A criação do bem e do mal, é algo necessário para a vida em sociedade. O bem varia de sociedade para sociedade, assim como o mal. Sendo assim, enquanto houver diferentes sociedades iram existir muitos certos e errados. Enquanto as pessoas buscarem ser boas apenas em suas sociedades, e não em seu interior de forma plena, não admitindo assim a mutação que o bem o mal sofre em diferentes povos, as guerras entre os ditos países certos e países errados iram continuar derramando sangue inocente.


...

Um comentário:

Tiago Elias disse...

Não existe um caminho ou uma lista de regras e costumes que ditem um homem correto, como você mesmo disse o certo e errado varia de pessoa para pessoa, sociedade para sociedade. Não existe um caminho para a paz. Cristo é o caminho a verdade e a vida, e a verdadeira paz é muito diferente da paz egoísta, ou do bem egoísta, onde o homem pensa só nele e tudo o que faz é para seu próprio bem. Não existe certo e errado, apenas aquilo que está em Cristo e aquilo que não está! O que diferencia um sacerdote de uma prostituta quando Jesus falou "aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra"? Não foram avaliadas a moral ou o tal "bem e mal", quando se fala de pecado entende-se sobre o certo e errado, mas na verdade não se fala de atos, se fala de vida.